Transtorno de ansiedade

O que é ansiedade e transtorno de ansiedade?

Segundo a Ciência os transtornos de ansiedade e a ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva. Uma grande parte da população mundial tem ou sofre com a ansiedade, esse termo tem várias definições nos dicionários não técnicos ou científicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc.

Ter pensamentos negativos em uma rotina estressante pode gerar crises de ansiedade, devido à grande pressão e o corpo não consegue responder de maneira calma, entrando tendo como resposta o pânico. Este problema também pode manifestar sintomas no corpo, como arritmia cardíaca e sudorese. A OMS (Organização Mundial da Saúde), estima que cerca 264 milhões de indivíduos vivem com transtornos de ansiedade no mundo. No Brasil, a porcentagem é de 9,3% colocando nosso país em 1° lugar no ranking.

Ansiedade


Diferença de transtorno de ansiedade e Ansiedade
Os psicólogos explicam que a duração e a intensidade dos sintomas é que determinam essa diferença. A psicóloga Mariana, RJ, explica que qualquer pessoa pode ficar ansiosa quando irá fazer alguma coisa de grande espera ou que lhe gera uma expectativa. Mas geralmente esse sentimento passa.
No transtorno de ansiedade, tudo é motivo de grande preocupação, a pessoa exagera se deixa cair nesse contexto ansioso, e é uma coisa contínua. Outra coisa que se observa são as crises, se ocorrem com uma frequência contínua é um sinal claro desse quadro, não conseguir relaxar também é um sinal. O  pânico tem como característica por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos

A causa desse transtorno irá variar bastante de pessoa para pessoa. Pode ser por falta de suporte familiar, por traumas na infância, por falta de equilíbrio químico no cérebro, ou seja, é uma mistura de causas e fatores.
Seus amigos, lugares aonde, você vai, suas experiências durante sua vida, sua família, a sua infância. Tudo, extremamente tudo, irá ter sua parcela no surgimento desse transtorno.

Desespero

Com todos esses que contribui para o desenvolvimento do transtorno o indivíduo fica marcado por uma série de motivos que fazem parte desse transtorno, tais como a insônia, estresse, a falta de disposição, taquicardia. Sem falar que as crises são geradas algumas vezes por gatilhos específicos.

A importância do tratamento

A terapia com Psicólogo especializado é um dos caminhos para quem busca melhorar do  Transtorno de Ansiedade, os pacientes geralmente apresentam um nível alto de sofrimento e o Psicólogo irá ajudá-lo a controlar a ansiedade e desenvolver um controle emocional, assim sua qualidade de vida também irá melhorar.

Tranquila

É importante ficar atento a alguns sinais: fome excessiva, sensação de perigo iminente, dor de estômago ou diarreia, dor no peito, ou de cabeça, intolerância, falta de ar, medo excessivo.

FIQUE BEM!

Transtorno de ansiedade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo